Por João Geraldo 
Fotos Fernando Favoretto

Considerado como uma evolução dos modelos Mercedes-Benz 1620 e 1622, o Atego 2430 6X2 Econfort chegou ao mercado em abril deste ano com o privilégio de ser o caminhão da marca com grande parte do pacote de inovações preparado pela engenharia da fábrica para os veículos com a denominação que – segundo a empresa – reúne numa só palavra Economia + Conforto + Força/Desempenho. Dos mais de 40 itens inseridos na linha Econfort, o Atego 2430 Econfort – que começou a ser produzido em abril deste ano reúne incorpora 35, os quais contribuíram para torna-lo um caminhão moderno, confortável e versátil.

O modelo é equipado com motor OM 926 LA, de seis cilindros em linha, 7,2 litros e 286cv de potência a 2.200rpm. É o mesmo engenho produzido pela Mercedes-Benz para a versão 2429, porém com curva de torque diferente, focada na maior na economia de combustível. Outro diferencial desse motor é o torque de 1.250Nm na faixa de 1.100 a 1.200rpm, o qual surpreende por ser semelhante ao modelos extrapesados. Sobra força, tratando-se de um caminhão para 23 toneladas de PBT.

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Encosto e banco do motorista têm revestimento interno com espuma de alta densidade e várias opções de regulagem

A força do motor foi uma das primeiras impressões anotadas pela equipe da Revista O Carreteiro sobre o Atego 2430 6X2 Econfort, cujo PBT, conferido em balança registrou 22.430 quilos. Na prática, o resultado se traduz em melhores acelerações e mais eficiência nas retomadas e manutenção de velocidades mais altas, além de menos trocas de marchas, economia de combustível e agilidade, uma combinação já conhecida pela maioria dos motoristas de caminhão.

Indicado para operações rodoviárias de curtas, médias e longas distâncias, o Atego 2430 6X2 Econfort é equipado de fábrica com caixa de câmbio mecânica G131-9 (nove marchas) e redução do eixo traseiro i=3:58, com opções para i+3:30, i=3,90 e i=4:30. O caminhão disponibilizado pela fábrica para avaliação tinha em sua configuração dois opcionais do trem de força: caixa de transmissão automatizada Mercedes PowerShift, de 12 velocidades e relação do eixo traseiro i=3:30, item opcional disponibilizado para o Atego 2430 desde o final de 2014.

Cabine leito com teto alto oferece conforto com bom espaço interno e isolamento acústico das vibrações da pista
Cabine leito com teto alto oferece conforto com bom espaço interno e isolamento acústico das vibrações da pista

De acordo com a engenharia da Mercedes-Benz, a grande vantagem da relação -i=3:30 é a menor rotação do motor em uma mesma velocidade do veículo, situação que contribui para a redução de consumo de combustível. Nesta configuração o veículo é indicado para operações em trechos planos e com PBT máximo de 23 toneladas. Uma relação adequada às operações de longas distâncias. Outro destaque do Atego 2430 6X2 Econfort é o eixo HL-4, de nova geração, produzido em aço estampado e chega a ser até 450 quilos mais leve do que os demais, dependendo da versão do caminhão.

A transmissão automatizada normalmente facilita a vida do motorista, e no caso da PowerShift G-211, sem anéis sincronizadores e totalmente automatizada, incorpora funções eletrônicas que também ajudam a dar mais comodidade ao motorista e influenciam no rendimento do caminhão. O EcoRoll, por exemplo, é um sistema que interliga o motor à caixa e trabalham sincronizados resultando num tipo de “banguela” inteligente para aproveitar a inércia do veículo.

Protetor de degraus, considerado um item de segurança no caminhão, é de série no modelo da Mercedes-Benz
Protetor de degraus, considerado um item de segurança no caminhão, é de série no modelo da Mercedes-Benz

Vale destacar também a função Power, uma tecla que ao ser acionada permite trocas de marchas em rotações mais altas. Este recurso é indicado nas situações de ultrapassagem. Outro destaque é a tecla de Manobra, como diz o próprio nome, utilizada para facilitar manobras com o veículo. Esses recursos da caixa automatizada facilitam a condução do veículo e mantém o motorista mais descansado. E mesmo nas versões com caixa de transmissão manual, a Mercedes-Benz introduziu um novo mapa de engate, do tipo H sobreposto, conceito que facilita as trocas e minimiza possíveis erros de engates.

Outros destaques do veículo estão no espaço interno da cabine, a maior do mercado na categoria, segundo a fábrica, na versão Leito Teto Alto, com grande espaço na parte de trás. Outras opções para o modelo são a Curta, Estendida e Leito Teto Baixo. Em todas as opções, a cabine é apoiada sobre suspensão metálica, cujo sistema do Atego 6X2 foi introduzido junto com o conceito Econfort. É perceptível também ao rodar com o veículos que as mudanças aplicadas incluíram também melhor isolamento acústico das vibrações e do amortecimento das irregularidades da pista.

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Outros detalhes da cabine que valorizam o carreteiro estão na ausência de ruídos e no banco com amortecimento pneumático. Segundo engenheiros da Mercedes-Benz, além das várias opções de regulagem, tanto o assento quanto o encosto contam também com espuma de alta densidade. Já a cama apresenta revestimento interno em tecido e no caso da cabine leito (teto alto ou baixo) a cama tem cinco centímetros a mais de largura. O motorista tem à disposição também tapete, cabideiro, toalheiro e iluminação, além de vários porta-objetos. O para-sol é item presente nas duas portas do veículo.

O Atego 2430 6X2 Econfort mostra que realmente foi preparado para ser um produto altamente competitivo entre os caminhões semipesados e com isso ter suas vendas alavancadas dentro do segmento, o qual representa cerca de trinta por cento de todo o volume de caminhões vendidos no País. Além disso, setenta por cento das vendas nesta faixa de carga são na configuração de eixo 6X2.