Por João Geraldo

Para quem está na direção, o Mercedes-Benz Accelo 715C é mais parecido com um automóvel de passeio do que com um caminhão. As razões mais evidentes para esta impressão estão no painel de instrumentos, no diâmetro do volante de direção, acabamento e uma série de outros itens – incluindo a dirigibilidade – que o tornam um veículo agradável de dirigir, o que, consequentemente, facilita a vida do motorista.

Lançado em meados do ano passado, o Mercedes-Benz Accelo é resultado de um trabalho da DaimlerChrysler brasileira em parceria com a matriz na Alemanha para lançar o caminhão leve mais moderno do mercado brasileiro. Um dos pontos marcantes do veículo é a sua semelhança a um carro de passeio, tanto na dirigibilidade quanto na ergonomia.

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E para completar a sensação, as trocas de marchas e o sistema de freio hidrovácuo tornam a condução mais agradável, passando a impressão de não se tratar de um veículo de trabalho, embora ocupe mais espaço nas ruas, tanto em largura quanto em altura. Com capacidade para 4.360kg de carga líquida e PBT de 7.000kg, o veículo oferece bastante conforto ao motorista e ajudante em operação no trânsito urbano.

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E para completar a sensação, as trocas de marchas e o sistema de freio hidrovácuo tornam a condução mais agradável, passando a impressão de não se tratar de um veículo de trabalho, embora ocupe mais espaço nas ruas, tanto em largura quanto em altura. Com capacidade para 4.360kg de carga líquida e PBT de 7.000kg, o veículo oferece bastante conforto ao motorista e ajudante em operação no trânsito urbano.

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O motor eletrônico de cinco cilindros e 156cv de potência a 3.800rpm responde bem em qualquer condição de relevo das ruas e avenidas. O modelo cedido pela DaimlerChrysler à Revista O Carreteiro estava equipado com baú de 5,50 metros (entreeixos de 3,70 metros) e carga de sacos de areia. Sem nenhum exagero, sobra motor, o que torna o veículo muito rápido no trânsito e suas respostas – mais o sistema de freio a disco nas quatro rodas – fazem diferença na condução do veículo.

Os vidros com levantamento elétrico e direção com regulagem são itens de série no Accelo 715C. Como opcionais oferece espelho meio-fio, trava elétrica das portas, controle elétrico dos espelhos retrovisores e alarme antifurto. A cabina tem boa visibilidade e oferece três lugares, todos com encostos individuais e apoio de cabeça com regulagem e cintos de segurança de três pontos.

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O banco do meio pode ser rebatido para frente para se transformar em uma mesa. Atualmente, as empresas de distribuição valorizam este tipo de solução na cabine dos caminhões porque é possível o motorista acomodar objetos de trabalho como um laptop, equipamento para emissão de pedidos, teclado ou até mesmo uma prancheta e outros materiais de trabalho.

O modelo oferece duas opções de entreeixos, de 3.700 e 3.100 milímetros com capacidades de cargas úteis (incluindo o implemento) de 4.360 e 4.380, respectivamente e pode receber carroçarias e implementos para vários tipos de aplicação.

Motor
Modelo
Mercedes-Benz OM 612 LA-elétrico-turbocooler
Tipo
05 cilindros em linha
Cilindrada total
2.687 cm³
Potência máxima
156cv a 3.800rpm
Diâmetro/curso so pistão
88,0mm / 88,4mmm
Unidade Injetora
Modelo
CDI Bosch, individuais com controle eletrônico
Sistema de injeção
Common Rall
Pressão de injeção máxima
1.350 bar
Embreagem
Modelo
Luk 260
Tipo
Monodisco, seco em amortecimento c/ volante de dupla massa
Pressão de injeção máxima
1.350 bar
Acionamento
Hidráulico
Caixa de Mudança
Modelo
MB G 33-5
Marchas sincronizadas
5
Relação de transmisão
i=5,053/ 2,601/ 1,521/ 1,000/ 0,784/ ré 4,756
Direção
Modelo
MB LS 2 BK
Tipo
Hidráulica
Eixo Dianteiro
Tipo
MB VL3/ 7D-5
Suspensão Dianteira e Traseira
Tipo
Molas parabólicas
Amortecedores
Telescópico de dupla ação
Barra estabilizadora
Sim
Pneus
Aros das rodas
6,00 x 17,5
Pneumáticos
205/ 75 R 17,5
Opcional
215/ 75 R 1,75